13 setembro 2006

A LINGUAGEM

Deixem-me tentar encontrar uma explicação para esta idéia que me baila no pensamento sobre a necessidade que a espécie humana teve de estabelecer relações entre sons que emitia e actos, factos e coisas que o rodeavam.

É a relação entre esses sons emitidos pelo homem primitivo e o mundo que o rodeava, divulgada no seio do seu clã, que se constitui como a primeira expressão daquilo que se viria a constituir convencionalmente na linguagem oral.

Estamos pois nos nossos dias perante uma convenção incompleta, redutora, mas única......que permite uma comunicação aparentemente rigorosa entre humanos......mas que se torna totalmente incapaz de projectar a magnifica riqueza do seu pensamento......

Gostaram ? Eu gostei.......

Mas o facto de gostar não significa mais nada do que isso mesmo, gostei.

Porque de facto nos confrontamos permanentemente com a insuficiência da linguagem para expressar o nosso pensamento, e o que é mais grave é que a maioria das vezes sem ter consciência disso.

Pior ainda quando nos convencemos de que estamos conseguindo verter o nosso pensamento e que o alvo do nosso linguajar, os outros humanos, estão captando aquilo que nos vai no pensamento.

Não sei se estão seguindo, mas esta é uma das razões porque este blog é escrito para mim.......estão vendo ???

Amanhã há mais...... ou não...... que raio de linguagem esta....... ahahaha

1 comentário:

spring disse...

olá

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspt.com

todos os dias falamos de um filme diferente

paula e rui lima